Avaliação da aplicação da técnica de administração de colírios por pacientes idosos de um centro de especialidades médicas

  • Silvia Patrícia Alves de Souza
  • Patrícia Melo Aguiar
  • Divaldo Pereira de Lyra Junior
  • Wellington Barros da Silva
Keywords: Soluções Oftálmicas. Instilação de Medicamentos. Erros de Medicação. Assistência Farmacêutica. Saúde do Idoso.

Abstract

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a aplicação da técnica de administração de colírios por idosos. Trata-se de um estudo transversal realizado no setor de oftalmologia do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju. Participaram do estudo 90 usuários de colírios, com faixa etária entre 60 e 75 anos. Primeiramente, fezse a observação da técnica de administração do colírio realizada pelo paciente; em seguida, fez-se uma entrevista com perguntas sobre os mesmos aspectos referentes à administração do colírio. O questionário semiestruturado utilizado incluiu também dados sócio-demográficos e informação sobre orientação recebida quanto à técnica de administração. Constatou-se que a maior parte dos idosos apresentou desvios da técnica adequada de aplicação do colírio na observação e entrevista, respectivamente: não comprimiram a região lacrimal (97,8%; 96,7%), não mantiveram os olhos fechados por cerca de dois minutos (94,4%; 82,2%), não instilaram o colírio no saco conjuntival (75,4%; 77,8%) e fizeram contato da extremidade do frasco com o olho (44,4%; 31,1%). Foi observada associação estatisticamente significativa entre a escolaridade e o contato da extremidade do frasco com o olho (p = 0,010) durante a observação. Dentre aqueles que consultaram o médico, somente 28,2% relataram terem recebido orientação e dentre os que foram atendidos na farmácia, apenas 2,3% foram orientados. Diante do exposto, é importante que os profissionais da saúde orientem os pacientes, em especial os idosos, a respeito do modo correto de administração de colírio independentemente do tempo de uso do mesmo e de forma apropriada ao nível de instrução de cada paciente.

Published
2014-10-01
Section
Research Article