Estratégias utilizadas para o incremento da solubilidade do fármaco antiretroviral classe II: Efavirenz

  • Tarcyla Andrade Gomes
  • Salvana Priscylla Manso Costa
  • Giovanna Christinne Rocha de Medeiros
  • Cristovão Rodrigues da Silva
  • Magaly Andreza Marques de Lyra
  • Keyla Emanuelle Ramos da Silva
  • Miracy Muniz de Albuquerque
  • Rosali Maria Ferreira da Silva
  • Pedro José Rolim Neto
Keywords: Efavirenz. Solubilidade. Dispersões Sólidas. Complexos de Inclusão. Sistemas Multicomponentes. Sistemas Particulados

Abstract

O efavirenz (EFZ) é considerado um dos fármacos antiHIV mais utilizados, porém, como a grande maioria dos antirretrovirais, é classificado como fármaco de classe II, segundo o Sistema de Classificação Biofarmacêutica (SCB), por apresentar baixa solubilidade e alta permeabilidade. É bem conhecido que a solubilidade aquosa de um fármaco constitui requisito prévio à absorção e, assim, se faz uma das mais importantes barreiras à eficácia do medicamento. Desta forma, o aumento, através de tecnologias farmacêuticas, da dissolução aquosa e, conseqüentemente, da biodisponibilidade de fármacos pouco solúveis em água é considerado como um dos mais desafiantes aspectos no desenvolvimento moderno de fármacos. Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento da literatura cientifica e discussão sobre as principais técnicas aplicadas no melhoramento da dissolução do EFZ, dentre elas: dispersões sólidas, complexos de inclusão, sistemas multicomponentes e sistemas particulados nos últimos 10 anos (2004 – 2014). Após levantamento bibliográfico, verificou-se maior número de publicações empregando a técnica de dispersões sólidas, provavelmente, porque a mesma é considerada uma técnica simples e de baixo custo. Desta forma, ficou claro que há grande interesse, por parte dos pesquisadores, de desenvolver métodos eficientes e econômicos que visam o melhoramento da dissolução aquosa deste fármaco e que o desenvolvimento de dispersões sólidas é, sem dúvida, uma solução interessante.

Published
2015-04-01
Section
Narrative Review