Avaliação do fator de proteção solar em fotoprotetores acrescidos com extratos da flora brasileira ricos em substâncias fenólicas

  • Vanessa Marquito Munhoz
  • Audrey Alesandra Stinghen Garcia Lonni
  • João Carlos Palazzo de Mello
  • Gisely Cristiny Lopes
Keywords: Filtro solar. Fator de Proteção Solar. Guazuma ulmifolia. Maytenus ilicifolia. Stryphnodendron adstringens. Trichilia catigua.

Abstract

Sabe-se que o número de casos de câncer de pele tem crescido muito nos últimos anos. Com isso, novos produtos são constantemente desenvolvidos no intuito de aumentar a gama de substâncias para proteção solar. O principal objetivo desse trabalho foi a análise in vitro da propriedade fotoprotetora de uma formulação contendo filtros solares químicos, adicionada de extratos brutos de Guazuma ulmifolia, Maytenus ilicifolia, Stryphnodendron adstringens e Trichilia catigua, respectivamente, e a avaliação quanto ao acréscimo do Fator de Proteção Solar (FPS). O ensaio foi conduzido pelo método espectrofotométrico in vitro do Fator de Proteção Solar (FPS). O teor de Polifenóis Totais (PT) e sua correlação com a Capacidade Antioxidante (CA) dos extratos avaliados foram realizados. Os resultados demonstram que as formulações foram estáveis após a adição dos extratos, quanto a características físicoquímicas (características macroscópicas, ensaio de centrifugação e pH) quando comparadas ao controle. O ensaio de FPS in vitro demonstrou decaimento do FPS das formulações acrescidas de extratos vegetais ricas em compostos fenólicos, exceto para o extrato de S. adstringens. Os FPS obtidos para os extratos foram ≤2. O teor em PT foram (%): G. ulmifolia, 24,26±0,34; M. ilicifolia, 14,66±0,18; S. adstringens, 34,38±0,62 e T. catigua, 41,60±0,13. Os valores da CA (IC50) frente ao radical DPPH foram (μg/mL): vitamina C (7,52±0,12), G. ulmifolia (8,94±0,13), M. ilicifolia (38,41±0,93), S. adstringens (7,31±0,15) e T. catigua (5,48±0,04). A CA foi diretamente proporcional ao teor de PT.

Published
2012-04-01
Section
Research Article