Análise das propagandas dos medicamentos isentos de prescrição veiculadas em revistas para prescritores na área médica

  • Lais Danciguer Guanaes
  • Jacqueline Rico Coque
  • Edson Hipólito Junior
  • Cristiane Fátima Guarido
  • Patrícia Carvalho Mastroianni
  • Patrícia Souza Rossignolli
Keywords: Propaganda. Medicamento isento de prescrição. Legislação. Peça publicitária.

Abstract

O presente artigo apresenta uma análise da qualidade das propagandas de medicamentos isentos de prescrição destinadas à classe médica, baseado na nova RDC no 96, de 17 de dezembro de 2008. Para análise coletou-se 16 fascículos da Revista Brasileira de Medicina (RBM) a partir de agosto 2009 a dezembro de 2010. Para averiguação da qualidade, elaborou-se um questionário dividido em três partes. Ao todo 160 peças publicitárias foram encontradas, em que 27 delas eram referentes aos medicamentos isentos de prescrição, contemplando nove indústrias farmacêuticas. Observou-se que nenhuma das peças publicitárias cumpriu na íntegra as novas regras exigidas na legislação vigente (RDC 96/08), apresentando infrações desde identificação da mesma até as proibições de figuras humanas e mensagens subjetivas. Portanto, concluiu-se que: há necessidade de implantação de um instrumento mais efetivo de fiscalização, a fim de melhorar à qualidade das propagandas para poderem ser usadas como fonte fidedigna de informação e atualização aos prescritores.

Published
2012-07-01
Section
Research Article