Avaliação de indicadores de estrutura e processo de um serviço de Atenção Farmacêutica na Farmácia Popular do Brasil: um estudo piloto

  • Patricia Melo Aguiar
  • Blicie Jennifer Balisa-Rocha
  • Divaldo Pereira Lyra Júnior
Keywords: Atenção farmacêutica. Farmácias. Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde. Estrutura de serviços.

Abstract

O objetivo do presente estudo foi avaliar os indicadores de estrutura e processo empregados na implantação do serviço de Atenção Farmacêutica na rede Farmácia Popular do Brasil. Para tanto, um estudo piloto descritivo e avaliativo foi conduzido em novembro de 2009 em uma filial da rede Farmácia Popular do Brasil em AracajuSE. Os indicadores de estrutura e de processo foram avaliados por meio da aplicação da versão modificada do instrumento Behavioural Pharmaceutical Care Scale. Esta ferramenta foi composta de 34 itens distribuídos em 14 domínios, com escore mínimo de 16 e máximo de 175 pontos. Cada domínio foi avaliado por duas farmacêuticas-pesquisadoras (autorelato) e por dois farmacêuticos-auditores (observação direta). A pontuação média geral dos avaliadores foi de 144,25 ± 6,75, com variação de 138 a 153 pontos. Todos os domínios relacionados à estrutura do serviço e a maioria do processo apresentaram escores elevados (≥ 80%). As principais falhas foram detectadas no domínio referência a outros profissionais de saúde (56,3%), sobretudo, no encaminhamento a outros farmacêuticos 1,00 ± 0,00 (0,0%) e no envio de cartas ao médico 1,50 ± 0,58 (12,5%). Os resultados apontam que estrutura e processo empregados neste estudo piloto mostraramse satisfatórios, indicando o potencial do serviço de Atenção Farmacêutica adotado para contribuir na elaboração de um modelo de implantação deste serviço para a rede Farmácia Popular do Brasil. No entanto mais estudos são necessários.

Published
2013-07-01
Section
Research Article