Intervenções a partir da análise custo-benefício em prescrições de estatinas e fibratos do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica

  • José de Arimatea Rocha Filho
  • Almir Gonçalves Wanderley
  • André Santos da Silva
Keywords: Dislipidemias. Prescrições de Medicamentos. Gastos em Saúde. Estudos de Intervenção. Promoção da Saúde. Farmacoterapia.

Abstract

O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade das intervenções interdisciplinares médico-farmacêutico a partir da análise custo-benefício das prescrições de estatinas e fibratos em uma unidade pública estadual, dispensadora de medicamentos especializados da alta complexidade. Trata-se um estudo de intervenção, prospectivo longitudinal com 502 pacientes, no período de janeiro a setembro de 2009. A maioria das prescrições realizadas para o tratamento de dislipidemias em 2008 estava relacionados com atorvastatina (72,3%) e o custo anual do medicamento foi de aproximadamente R$ 1,9 milhões. Na análise custo-benefício, 272 (54%) prescrições apresentaram a indicação da atorvastatina como fármaco de 1ª escolha terapêutica. Após as intervenções, 81% dos problemas encontrados foram resolvidos, consistindo em geral, em ações interdisciplinares médico-farmacêutico. As intervenções trouxeram mudanças significativas nas prescrições, reduzindo gastos com a farmacoterapia e maior economia aos cofres públicos.

Published
2013-10-01
Section
Research Article