Análise e monitoramento da qualidade de produtos farmacêuticos contendo Hypericum perforatum L. comercializados em Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

  • Rinaldo Eduardo Machado de Oliveira
  • Mairon César Coimbra
  • João Máximo Siqueira
Keywords: Hypericum perforatum. Controle de qualidade. Plantas medicinais. Comércio. Cromatografia em Camada Delgada (CCD).

Abstract

O crescente comércio de plantas medicinais e fitoterápicos ocorre em todo o mundo em razão de diversos fatores, como o alto custo dos medicamentos industrializados ou modismo. Neste trabalho verificou-se a qualidade de produtos farmacêuticos contendo Hypericum perforatum L. comercializados em Divinópolis, Minas Gerais, Brasil. Adquiriram-se amostras de H. perforatum em três estabelecimentos distintos em diferentes épocas ao longo de um ano. Avaliaram-se os seguintes itens: aspectos farmacobotânicos, umidade, cinzas totais, doseamento de hipericina e cromatografia em camada delgada. Os resultados demonstraram que quatro amostras comercializadas como H. perforatum eram produtos diferentes daqueles anunciados, caracterizando uma falsificação e substituição da espécie verdadeira por Ageratum sp. Além disso, as amostras não cumpriram totalmente os requisitos exigidos pela legislação. Portanto, faz-se necessário reforçar a vigilância farmacêutica, buscando garantir produtos de qualidade adequados ao uso da população.

Published
2014-04-01
Section
Research Article