Cimicifuga racemosa L., Trifolium pratense L. e Vitex agnus-castus L.: a correspondência das indicações contida nas bulas dos fitoterápicos e o respaldo científico.

  • D.M. Iftoda
  • F.K. Oliveira
  • H.K. Utsunomiya
  • M. Moriya
  • M.A. Uetuki
  • A. Braggion
  • L.C. Lopes
Keywords: menopausa; medicamentos fitoterápicos; plantas medicinais; Cimicifuga racemosa L.; Trifolium pratense L.; Vitex agnus-castus L.

Abstract

É cada vez maior o número de mulheres que utilizam fitoterápicos como terapia alternativa para a menopausa, entretanto, na maioria das vezes esses produtos não possuem um mecanismo de ação conhecido, tão pouco eficácia clinica comprovada. O presente estudo objetiva avaliar a correspondência das indicações clínicas e os achados científicos de três produtos fitoterápicos de elevado índice de vendas na região de Piracicaba, destinados ao alívio dos sintomas da menopausa. Para isso foi realizado um levantamento dos fitoterápicos com maior venda numa farmácia pertencente a uma grande rede e listadas as plantas medicinais que compunham esses medicamentos. Posteriormente, verificou-se no Dicionário de Especialidades Farmacêuticas (DEF) 2004/05 todos fitoterápicos que tinham em sua composição pelo menos uma das três plantas medicinais selecionadas (Cimicifuga racemosa L., Trifolium pratense L. e Vitex agnus-castus L.) e feito um levantamento de como estavam registrados na ANVISA. Para análise da segurança do uso e eficácia dessas plantas medicinais fez-se uma busca em bases de dados científicos MEDLINE procurando trabalhos pré-clínicos de toxicidade e clínicos controlados randomizados que comprovassem a indicação terapêutica da planta. Dentre os resultados encontrados obteve-se que nenhum trabalho sobre toxicidade referia-se a segurança do uso da planta. Quanto a eficácia, das sete indicações propostas pelo fabricante do medicamento que contém a Cimicifuga racemosa L., somente uma das indicações se confirmava em estudo publicado; das nove indicações descritas na bula da Vitex agnus-castus L., duas se confirmavam através de pesquisas realizadas; e, das sete listadas para a Trifolium pratense L., uma foi comprovada.

Published
2006-05-01
Section
Research Article