Utilização prévia de antiinflamatórios não-esteróides por pacientes encaminhados para endoscopia em um hospital universitário brasileiro

  • A.Q. Ribeiro
  • G. Sevalho
  • C.C. César
Keywords: farmacoepidemiologia; uso racional de medicamentos; antiinflamatórios não-esteróides; endoscopia digestiva alta.

Abstract

O estudo teve como objetivo descrever o padrão de uso de antiinflamatórios não-esteróides (AINE) por pacientes encaminhados para endoscopia digestiva alta no Hospital das Clínicas/UFMG, Belo Horizonte/MG. Trata-se de um estudo transversal de uma amostra de 533 pacientes com idade igual ou superior a 17 anos, com endoscopia previamente marcada. Os dados foram coletados por meio de questionário padronizado. As variáveis estudadas foram relativas aos antiinflamatórios nãoesteróides e ao seu modo de uso. Cerca de 34% dos entrevistados relatou uso de AINE no período de um mês anterior à endoscopia. Os AINE mais utilizados foram o ácido acetilsalicílico e o diclofenaco e o uso caracterizouse, principalmente, pela forma esporádica e por período inferior a sete dias. Entre os AINE que foram utilizados por período prolongado, foram mais freqüentes o uso em dose diária elevada e o uso de mais de uma especialidade. Evidenciou-se um cenário de utilização inadequada destes medicamentos entre os pacientes estudados, caracterizado pelo uso de especialidades desaconselhadas, uso de AINE em indicações inadequadas, uso de associações medicamentosas questionáveis e uso desnecessário de especialidades dispendiosas em detrimento daquelas seguras e mais acessíveis. Os resultados apontam para a necessidade de estudos adicionais, a fim de maior aprofundamento no conhecimento dessa questão no Brasil.

Published
2007-01-01
Section
Research Article