Análise das prevalências de doenças detectadas pelo programa nacional de triagem neonatal no município de Araraquara no ano de 2009

  • S. Vespoli
  • M. Marques
  • S.S.G. Marane
  • V.F. Santos
  • Man Chin Chung
  • J.L. Santos
Keywords: Triagem neonatal. Teste do pezinho. Anemia falciforme. Fenilcetonúria. Fibrose cística. Hipotireoidismo congênito.

Abstract

O Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) implantado no Brasil tem como objetivo, considerando cada fase de execução local, detectar doenças como fenilcetonúria, hipotereoidismo congênito, hemoglobinopatias e fibrose cística. O objetivo deste trabalho foi analisar, através de um estudo transversal e observacional, a prevalência das doenças detectadas pelo PNTN no município de Araraquara emitidas pela APAE de São Paulo no período compreendido entre abril e dezembro de 2009. Os resultados mostram que o município apresentou, no ano de 2009, prevalência de fenilcetonúria e hipotireoidismo congênito de 0,06% acima da média nacional, que é de 0,01% e 0,03%, respectivamente. Com relação às hemoglobinopatias, encontrou-se prevalência do traço para anemia falciforme de 2,15% abaixo da média nacional, que é de 2,6%. A prevalência do traço C no município foi de 0,57%, semelhante a valores nacionais disponíveis na literatura. FA BART’S confirmado apresentou valor de 0,13% abaixo da média de 0,38% da região do município de Araraquara. A realização do teste do pezinho e o aconselhamento aos cuidadores são fatores importantes para redução de morbidades relacionadas à evolução dessas doenças.

Published
2011-05-01
Section
Research Article