Avaliação do papel do farmacêutico nas ações de promoção da saúde e prevenção de agravos na atenção primária

  • Evandro Medeiros Costa
  • Aneide Rocha de Marcos Rabelo
  • José Gildo Lima
Keywords: Promoção da Saúde. Educação em Saúde. Assistência Farmacêutica. Atenção Primária.

Abstract

Para o farmacêutico, atividades baseadas nos preceitos da promoção da saúde e prevenção de agravos dentro da Atenção Primária à Saúde constituem-se em um desafio. Esse estudo teve como objetivo analisar as ações de promoção à saúde e prevenção de agravos realizadas pelo profissional farmacêutico desenvolvidas em grupos de usuários de uma Unidade de Saúde da Família. Foram desenvolvidas atividades educativas em dois Grupos (Gestantes e Idosos) da Unidade de Saúde da Família Emocy Krause, Recife-PE. Para descrição das atividades foi utilizado o Diário de Campo do Farmacêutico e ao término de cada atividade foi aplicado um Questionário de Avaliação. Três atividades foram realizadas no Grupo de Gestantes: Desenvolvimento do feto durante a gestação, Plantas medicinais e chás na gravidez e Uso racional de medicamentos, e seis para o Grupo de idosos: Higiene do sono, Hipertensão arterial sistêmica e Diabetes, Uso racional de medicamentos, Doenças reumáticas, Oficina de memória e Prevenção de quedas na terceira idade. O julgamento dos usuários em relação ao conteúdo das atividades foi de Muito Satisfatório por 15/22 gestantes e 40/72 idosas. Em relação às metodologias utilizadas, 17/22 e 45/72 dos questionários analisados do grupo de gestantes e idosos, respectivamente, apresentaram como resposta o item Muito Satisfatório. O entendimento dos participantes antes da realização da atividade era tido como Ruim ou Muito Ruim (11/22 Gestantes e 33/72 Idosas) sendo a compreensão dos participantes avaliada como Satisfatória ou Muito Satisfatória, após a realização das atividades, por 22/22 gestantes e 72/72 idosas. A inserção do farmacêutico na Atenção Primária, considerando as características de um espaço multidisciplinar e a adequação de metodologias participativas, minimiza uma prática tecnicista e o individualismo profissional.

Published
2014-01-01
Section
Research Article