Perfil de pacientes com artrite reumatoide em uso de inibidores do Fator de Necrose Tumoral alfa (TNF-α), cadastrados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica de Pernambuco, Brasil

  • Fernando Zanghelini
  • José de Arimatea Rocha Filho
  • André Santos da Silva
  • Suely Lins Galdino
Keywords: Artrite Reumatoide. Assistência Farmacêutica. Sistema Único de Saúde. Condutas Terapêuticas. Políticas de Saúde. Componente Especializado.

Abstract

Em Pernambuco, por meio de financiamento federal do Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde, provê, ao tratamento da Artrite Reumatóide (AR), os medicamentos anti-TNF-α (adalimumabe, etanercepte e infliximabe), cujas linhas de cuidados estão definidas em Protocolos Clínicos de Diretrizes Terapêuticas. O estudo objetivou descrever o perfil demográfico e clí- nico dos pacientes com AR em uso de anti-TNF-α cadastrados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) em Pernambuco. Realizou-se um estudo transversal com a coleta de dados de pacientes cadastrados no Sistema Informatizado de Gerenciamento e Acompanhamento de Medicamentos do CEAF. Com mês e ano base em setembro de 2012, foram consideradas para análise a idade, gênero, Classificação Internacional da Doença diagnosticada, anti-TNF-α dispensado e município de residência. Considerando 525 pacientes com AR que utilizam anti-TNF-α, 384 (73%) eram mulheres. O Etanercepte (57%) apresentou maior número de prescrições, seguido do Adalimumabe (37%) e Infliximabe (11%). Segundo o local de residência, a I Gerência Regional de Saúde apresentou maior prevalência de pacientes com AR. O estudo possibilitou descrever o perfil dos pacientes que utilizam anti-TNF-α no tratamento da AR. Essas informações podem subsidiar tomadas de decisões, contribuir na melhoria da gestão da Assistência Farmacêutica e de políticas públicas em saúde.

Published
2014-04-01
Section
Research Article