Avaliação da adequação da publicidade de produtos naturais anunciada na Paraíba

  • A.C.B. Carvalho
  • D.D. Araújo
  • M.G Fernandes
  • A.F.M. Melo
  • I.A. Medeiros
  • M.F.F.M. Diniz
Keywords: Saúde pública, publicidade de medicamento, produto natural, legislação de medicamento.

Abstract

Considerando-se a expansão crescente do uso e comercialização de produtos naturais nos últimos anos e a preocupação com a qualidade e segurança dos produtos anunciados na mídia, buscou-se avaliar a adequação de sua publicidade em relação à legislação vigente. Com este objetivo, foi feita a coleta de 135 peças publicitárias, anunciando 690 diferentes produtos, obtidas em cinco diferentes veículos de comunicação: impressos, revistas, jornais regionais, emissoras de TV e de rádio veiculadas no município de João Pessoa/PB, no período de outubro de 2002 a outubro de 2003. O conteúdo das peças publicitárias foi analisado, considerando-se a sua adequação a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 102/ 2000/ANVISA, que regula a publicidade de medicamentos. Foi observado que 97,04% das peças publicitárias anunciadas na Paraíba não se encontram coerentes com a legislação brasileira, podendo promover diversos danos aos seus usuários, como o uso indiscriminado de medicamentos, a automedicação e reações adversas.

Published
2005-01-01
Section
Research Article