Avaliação dos indicadores de prescrição e da demanda atendida de medicamentos no Sistema Único de Saúde de um município do Sul do Estado de Santa Catarina

  • Juliana Medeiros de Souza
  • Eduardo Rocha Vinholes
  • Silvana Cristina Trauthman
  • Dayani Galato
Keywords: Indicadores de qualidade em assistência à saúde. Prescrição medicamentosa. Acesso aos serviços de saúde. Assistência farmacêutica.

Abstract

Com o objetivo de avaliar a demanda atendida a medicamentos no Sistema Único de Saúde e o perfil de prescrição de medicamentos sob a ótica dos indicadores da Organização Mundial da Saúde, foi realizada uma pesquisa com delineamento transversal, a qual ocorreu entre março e abril de 2009 em um município do Sul de Santa Catarina, baseada na técnica de entrevista, sendo realizada com os usuários do Serviço da Farmácia Central no momento da dispensação. Foram analisadas 100 prescrições; o número de medicamentos por prescrição foi em média 2,4 (±1,3). Dos 235 medicamentos prescritos, 86,8% foram pela nomenclatura genérica. Em relação aos medicamentos presentes nas prescrições, 91,5% faziam parte da Relação Municipal de Medicamentos e 80,9% constavam na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais. Entre as prescrições, 19,0% possuíam antibióticos e 3,0% continham injetáveis. As classes farmacoterapêuticas mais prevalentes verificadas nas prescrições, segundo a classificação Anatomical Therapeutic Chemical, foram do sistema nervoso, com 49,4%, seguido do aparelho digestivo e metabolismo, que representou 11,9%. A demanda atendida de medicamentos na Farmácia Central no período investigado foi de 67,8%. Os resultados obtidos apontam que indicadores de prescrição estão de acordo com os recomendados pela Organização Mundial da Saúde, com exceção da prescrição por nome genérico. A demanda atendida dos medicamentos está abaixo do esperado, que seria, neste caso, de 91,5%, ou seja, a mesma proporção de medicamentos prescritos que faziam parte da relação municipal, indicando a necessidade do desenvolvimento de estratégias na gestão da Assistência Farmacêutica Municipal.

Published
2012-01-01
Section
Research Article